I Congresso Internacional de Ciberjornalismo

Universidade do Porto 11-12 Dezembro 2008

Oradores

Conferências Presenciais

Beth Saad Corrêa (Universidade de São Paulo)

Beth Saad é estrategista em meios e comunicação digitais e Professora Titular da Escola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo (ECA-USP). Actua como investigadora junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, na área de Interfaces Sociais da Comunicação e lidera o Grupo de Pesquisa Com+, também é vinculada ao Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA, sendo responsável pelo conjunto de disciplinas de graduação e pós-graduação que tratam dos media e dos negócios digitais. É graduada e mestre em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, doutora e livre-docente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes. Desde 1994 vem dedica-se prioritariamente à pesquisa e a projectos aplicativos nas áreas de media digital e informação. Além da actividade académica, é estrategista web, consultora e conferencista.

Helder Bastos (Universidade do Porto)

Professor da Universidade do Porto, onde lecciona disciplinas do ramo de jornalismo do curso de Ciências da Comunicação. Entre 1996 e 2002, foi docente da Escola Superior de Jornalismo. No jornalismo, profissão que exerceu entre 1988 e 2003, trabalhou no Jornal de Notícias, na Rádio Press e no Diário de Notícias. Investigador na área do ciberjornalismo, tem publicado o livro Jornalismo Electrónico: Internet e Reconfiguração de Práticas nas Redacções.

João Canavilhas (Universidade da Beira Interior)

Professor auxiliar na Universidade da Beira Interior, João Canavilhas lecciona várias disciplinas na área de jornalismo. Para além da actividade docente, é investigador no Labcom – Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-Line e coordena o Centro Multimédia da UBI.Em termos profissionais, passou pela RTP, mantém colaborações com rádios e jornais locais desde o final dos anos 80 e é director do URBI, o primeiro jornal online universitário em Portugal.

Mario Tascón (Dixired/233 Grados)

Professsor associado da Universidade de Navarra. Um dos fundadores do diário El Mundo. Desde 1991 a 1996, esteve à frente da secção de infografia do diário, tendo recebido vários prémios da Society of News Design (SND), considerados os Pulitzer do desenho gráfico e da infografia. Em 1994 foi o principal responsável pelo desenvolvimento do site do El Mundo. Dois anos mais tarde fundou a primeira redacção digital em Espanha. Em Abril, saiu da empresa Prisacom, onde trabalhou durante sete anos, para se dedicar a um novo projecto – Dixired, uma produtora de conteúdos para meios digitais. Uma das novidades do projecto é a criação de um canal digital, chamado “233grados”.

Ramón Salaverría (Universidade de Navarra)

Professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra. Dirige o Laboratório de Comunicação Multimédia (MMLab) e é subdirector do Departamento de Projectos Jornalísticos. Desde 2005, é vice-presidente da Journalism Studies Section, organização que faz parte da European Communication Research and Education Association (ECREA) – a maior instituição europeia de investigadores em comunicação.Em 2007 e 2008, o jornal El Mundo inclui-o no ranking dos 500 espanhóis mais influentes na categoria “Internet”. Autor dos livros “Cibermedios”, “Redacción periodística en internet” e “Manual de Redacción Ciberperiodística”.

Rosental Alves (Universidade do Texas/ Austin)

Professor na Universidade do Texas /Austin (UT) e Knight Chair em Jornalismo. Começou a leccionar jornalismo com apenas 21 anos em duas universidades do Brasil. O seu trabalho como académico e investigador na UT centra-se no jornalismo internacional e no ciberjornalismo. É director do Knight Center para o Jornalismo nas Américas – projecto de formação de jornalistas da América Latina e das Caraíbas – organismo criado pelo próprio em 2002, com um fundo de dois milhões de dólares da Fundação Knight.
A nível profissional trabalhou como editor e correspondente estrangeiro durante 23 anos no Jornal do Brasil, uma das principais publicações periódicas do país. Em 1994 foi um dos impulsionadores do lançamento da edição online do Jornal do Brasil, o primeiro jornal brasileiro a estar disponível na Internet. É membro de inúmeras organizações internacionais ligadas aos media tais como o International Consortium of Investigative Journalists.

Conferência à Distância

Mark Deuze (Universiteit Leiden & Indiana University)


Mark Deuze é professor de Jornalismo e Novos Media na Universidade Leiden, na Holanda, e de Telecomunicações na Universidade do Indiana, EUA. Como jornalista, ele trabalhou para jornais, revistas e sites noticiosos nos EUA, Holanda e África do Sul. Mark Deuze é um dos investigadores mais conceituados na área do Ciberjornalismo, autor de uma polémica proposta de classificação dos “jornalismos online” que integra os agregadores, blogs sobre media e sites de partilha e discussão.

Wagner James Au (Hamlet Au, no Second Life)

wagnersmall

Wagner James Au é, desde 2003, jornalista no mundo virtual Second Life (SL), sendo autor do blogue New World Notes e do livro “The Making of Second Life: Notes from the New World”. O seu trabalho como “embedded journalist” no SL chamou atenção de diversos meios de comunicação, como a CNN International, BCC, Harvard Business Review, Wired Online, entre outros. Wagner James Au também participa no site de negócios na Internet, GigaOM, com textos sobre jogos online e mundos virtuais. Como freelancer, colabora com mais regularidade para a Wired e a Salon, além do Los Angeles Times, New York Post, Game Developer, entre outras publicações. É também desiger de jogos online e screenwriter.

Outros oradores

Ana Boa-Ventura (University of Texas at Austin), José Sacavém, Inês Rodrigues

Ana Sofia Simões, Beatriz Alves, Idalina da Silva (Universidade do Porto)

Andreia Fernandes Silva (Instituto Superior de Entre Douro e Vouga)

Carla Cerqueira, Luísa Ribeiro, Rosa Cabecinhas (Universidade do Minho)

Carmen Costa Sánchez, José Sixto García, Miguel Túñez López (Universidade de Santiago de Compostela)

Catarina Rodrigues (Universidade da Beira Interior)

Francisco Campos Freire (Universidade de Santiago de Compostela)

Isabel Ferin, Clara Santos (Universidade de Coimbra)

Javier Díaz Noci, José Larrañaga Zubizarreta, Ainara Larrondo Ureta, Marcos González (Universidad del País Vasco)

José Sixto García (Universidade de Santiago de Compostela)

Josiany Vieira (Uniandrade)

Koldo Meso Ayerdi (Universidad del País Vasco), Bella Palomo Torres (Universidad de Málaga)

Luís Bonixe (Escola Superior de Educação de Portalegre)

Luís Miguel Loureiro (Universidade do Minho)

Maria José Baldessar (Universidade Federal de Santa Catarina)

Maria Salgueiro Santiso (Universidade de Santiago de Compostela)

Murillo Garavello (Universidade de São Paulo)

Nuno Vargas (Universitat de Barcelona)

Paul Egglestone, Andrew Dickinson (University of Central Lancashire, Preston)

Paulo Ranieri (Universidade do Minho)

Paz Peña Ochoa, Eduardo Román Álvarez, Óscar Saavedra Dahm (Universidad de Santiago de Chile)

Peter Schumacher (University of Trier)

Rui Novais (University of Liverpool e Universidade do Porto)

Xosé López, Xosé Pereira, Carlos Toural (Universidade de Santiago de Compostela)

 
%d bloggers like this: