I Congresso Internacional de Ciberjornalismo

Universidade do Porto 11-12 Dezembro 2008

Prémios

Prémios de Ciberjornalismo – Regulamento

1. Objectivos

Os Prémios de Ciberjornalismo visam reconhecer o que de melhor é produzido em Portugal na área de ciberjornalismo.

2. Organização

Os Prémios de Cibejornalismo são administrados pelo ObCiber.

3. Candidatos

Podem candidatar-se aos Prémios de Ciberjornalismo os sites de media noticiosos portugueses com actualização regular na Web: generalistas, temáticos, nacionais, regionais e académicos. Os media académicos apenas podem candidatar trabalhos à categoria de Ciberjornalismo Académico. Os trabalhos a candidatar terão de ser de natureza estritamente jornalística. Nas candidaturas feitas em nome individual, é exigido o número da Carteira Profissional de Jornalista. Esta exigência não se aplica às candidaturas individuais à categoria de Ciberjornalismo Académico. Cada concorrente pode a) apresentar mais do que um trabalho e b) (excepto os media académicos) apresentar o mesmo trabalho a várias categorias.

4. Selecção dos candidatos e júri

As candidaturas às categorias 2, 3, 4, 5 e 6, a apresentar online pelos interessados, são seleccionadas por uma equipa de elementos (docentes da área e/ou ciberjornalistas) nomeados pelo Obciber. Cada categoria terá um máximo de três finalistas. A escolha dos vencedores é feita pela mesma equipa. A categoria 1 não está sujeita a candidatura: a escolha é feita directamente pelo júri.

5. Prazos de candidatura

As candidaturas aos Prémios de Ciberjornalismo, destinados apenas a trabalhos publicados online entre Setembro de 2007 e Setembro de 2008, devem ser entregues ao Obciber até 15 de Outubro de 2008.

7. Anúncio dos vencedores

Os vencedores serão anunciados durante o I Congresso Internacional de Ciberjornalismo, a decorrer nos dias 11 e 12 de Dezembro de 2008, no Porto.

8. Categorias

1 – Excelência Geral em Ciberjornalismo

Esta categoria premeia um site que cumpra com sucesso as suas funções editoriais, sirva efectivamente a sua audiência, maximize a exploração das características da Web e represente os mais elevados standards jornalísticos. Os sites serão julgados na excelência do conteúdo, interactividade, multimedialidade, design, usabilidade e ferramentas de comunidade. Distribuição da avaliação: júri (60%), aplicação de grelha de qualidade (20%), votação online (20%).

2 – “Breaking News”

Esta categoria premeia um site que invista em noticiário de última hora com base em produção própria e de carácter multimédia. Os candidatos podem submeter uma peça ou um conjunto de peças que ilustrem a capacidade de resposta a um acontecimento de última hora até 48 horas após a publicação da primeira notícia. Distribuição da avaliação: júri (80%), votação online (20%).

3 – Reportagem Multimédia

Esta categoria premeia a excelência na reportagem com recurso ao multimédia, incluindo gráficos interactivos, Flash, fotografia, áudio e vídeo. Além da qualidade jornalística, é avaliado o design e a articulação dos diferentes media numa única apresentação. Distribuição da avaliação: júri (80%), votação online (20%).

4 – Videojornalismo Online

Esta categoria destina-se a reconhecer a excelência no vídeo criado originalmente para a Web. É avaliada a qualidade narrativa jornalística, a originalidade e o uso criativo do meio. Distribuição da avaliação: júri (80%), votação online (20%).

5 – Infografia Digital

Esta categoria destina-se a reconhecer a excelência da infografia digital. Distribuição da avaliação: júri (80%), votação online (20%).

6 – Ciberjornalismo Académico

Esta categoria destina-se a reconhecer a excelência do ciberjornalismo produzido por um aluno ou uma equipa de alunos sobre um único assunto ou tema da actualidade. O trabalho deverá ter sido publicado originalmente num site académico. Distribuição da avaliação: júri (80%), votação online (20%).

Júri

Daniela Bertocchi (Fac. Campinas)

Fernando Zamith (Un. Porto)

Helder Bastos (Un. Porto) – presidente

Inês Amaral (Inst. Miguel Torga)

João Canavilhas (Un. Beira Interior)

Luís António Santos (Un. Minho)

Ramón Salaverría (Un. Navarra)

Formulário de Candidatura

Para concorrer aos Prémios de Ciberjornalismo, preencha o formulário de candidatura.

Uma resposta to “Prémios”

  1. […] I Congresso Internacional de Ciberjornalismo vai atribuir prémios aos melhores trabalhos e websites de jornalismo digital. Abaixo têm os links para os candidatos às várias categorias, e poderão votar nos vossos […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: